Qual a diferença dos plásticos PET, PEAD E PP?
O nome “plásticos” vem do grego “plástikós”, que significa “aquilo que pode ser moldado”, ou seja, a capacidade de mudança de forma física ao utilizar pressão, calor ou reações químicas.
Quando falamos em frascos plásticos, é importante aprendermos a diferenciar e conhecer os materiais PET, PEAD e PP, para saber qual deles será ideal para o seu produto. Apesar de muitos acharem que os plásticos são todos iguais, cada tipo de material pode ter uma função ou restrição de utilização.
Antes de entender a diferença entre o PET, PP e PEAD, vale destacar que ambos esses materiais são da classe dos termoplásticos e, portanto, podem ser reciclados e reutilizados.
Os termoplásticos são materiais que podem assumir diferentes formas e moldes quando expostos a altas temperaturas. Por serem bastante resistentes, esses materiais plásticos podem ser reciclados e remoldados diversas vezes sem perder sua função.
PET (Polietileno Tereftalato)
Uma das principais características que diferencia o PET dos outros termoplásticos é a sua alta transparência, leveza, barreira a gases e resistência mecânica. A resistência mecânica do PET permite fabricar um frasco leve, com pouco material, o que o torna eficaz no transporte.
Facilmente reciclado, pois este material quando aquecido a altas temperaturas ele amolece, funde e pode ser novamente moldado.
É um dos materiais mais resistentes, podendo durar até 800 anos, por este motivo é possível utilizá-lo por diversas vezes sem alterar a sua qualidade.
PEAD (Polietileno de Alta Densidade)
O plástico PEAD é atóxico, possui uma estrutura molecular regular e estável, ou seja, resulta em um produto com características superiores às de outros materiais plásticos.
É um material suportável a altas temperaturas e compressão, impermeável e com excelente resistência a química.
Utilizamos frascos em PEAD geralmente em produtos que precisam de resistência química e ambiental como cosméticos, produtos de limpeza e defensivos agrícolas.
PP (Polipropileno)
O PP é um material versátil, maleável e leve, utilizado para fabricar uma variedade de produtos moldados. É membro do grupo de plásticos chamado poliolefinas.
Sua estrutura é semelhante ao do polietileno, porém a diferença é que todos os outros carbonos da cadeia principal têm um grupo metil ( grupo substituinte com 1 carbono) ligado a ele.
O frasco em PP embora possa ser transparente é normalmente produzido em uma transparência de cor opaca, é um material resistente e perceptível pela forma como brilha.
Essas qualidades o tornam adequado para a fabricação de diversos produtos como embalagem de alimentos, frascos para amostras, embalagens para manipulação farmacêutica e ampolas.
É importante ressaltar que oferecemos uma linha completa de modelos de frascos, Flaconetes e tampas em PP, com entregas para todo o Brasil. Trabalhamos com atendimento de ponta e sempre dispostos a lhe oferecer o melhor.
Conheça nossas embalagens: https://m2pack.com.br/produtos
Nos conheça também no instagram: instagram.com/m2packembalagens/
